quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Almanaque Monstruoso dos Vampiros


Bom dia!

No final do mês passado comprei essa Revista da Coleção Mundo Estranho (editora Abril). Ela é a edição 2 da Almanaque Monstruoso, a primeira edição foi uma sobre Zumbies. :3

- Porque eu vim falar dessa Revista?
Bom, primeiro eu adoro a Coleção Mundo Estranho porque sempre trás coisas muito interessantes, na minha opinião, pouco faladas por outras Revistas,  de forma descontraída mas não menos informativas. Segundo porque adoro Vampiros e essa edição da Mundo Estranho foi uma compra da qual me orgulho, porque ela não fala apenas dos Vampiros na ficção - livros, filmes e séries, clássicos também -, mas fala bastante curiosidades sobre a cultural crença histórica na existência dos vampiros, por assim dizer e, pelo menos em outras coleções da Mundo Estranho, utilizam de historiadores para as pesquisas entre outras fontes confiáveis nos assuntos que tratam em cada revista, um exemplo foi numa edição sobre Dotadores da História e outra sobre Evolução Humana (não lembro agora os títulos certos dessas edições mas depois mostro pra vocês). Portanto, pessoalmente eu curto o trabalho da equipe de editores, mas é claro que, casa informação eu irei buscar em fontes acadêmicas depois :3

- Tópicos interessantes no Sumário
A Origem do Mal: fala sobre como, quando, onde, porque e com quais povos surgiu a crença na existência deles, a origem do nome "vampiro", como o mito foi construído por autores, dos clássicos aos modernos, e a obra deles, sobre as mudanças de comportamento e aparência que os vampiros sofreram das obras clássicas para as modernas, e o mais interessante é que também mensiona os vampiros das crenças de outros povos e como eram chamados, por exemplo, a álamos dos antigos gregos e os vampiros no Brasil, assim como também fala sobre assassinos na História que se diziam vampiros ou que consumiam ou tinham fixação por sangue por algum motivo em particular.

Que criatura é essa?
Fala sobre a anatomia do vampiro, por dentro de seu corpo e funcionamento dos órgãos, assim como o jeito (comportamento, sede de sangue, aversão a luz, etc.).

Cara a cara com o Monstro
Fala sobre os dons, fraquezas de forma mais detalhadae  as formas de se destruir um vampiro. :O

Uma Assombração Pop
Aqui o autor fala mais sobre o tema nas telas da TV e cinema, nos livros e também no mundo virtual e real, claro. :D

Considerações Finais
Como se todas as referências ao longo da revista já não fossem interessantíssimas, o autor e vampirófilo Yuri Vasconcelos, lista uma Bibliografia que ele usou, como livros, artigos e sites que vão desde resenhas de filmes, séries e afins, a Encoclopedia dos Vampiros, e muito mais! :D

Portanto, eu sem dúvida alguma recomendo o Almanaque. Eu amei, e ainda não estou nem perto de terminar de checar as muitas referências que o autor apresentou. Pretendo disponibilizar alguns artigos da Revista aqui no blog aos poucos, mas enfatizo que, se gostar, compre o Almanaque, porque não irá se arrepender e eu pessoalmente acho muito mais gostoso ter o item físico pra "fuçar" sempre que precisar relembrar alguma informação.

Espero que tenham gostado do post e se sim, please comentem pra dar um Up neste blog que está empoeirado a tempos. :P E é claro, me dar incentivo pra compartilhando coisas legais com todos vocês. Yei! \o/

Obrigada por lerem é até mais! ;)

Nenhum comentário: